quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cristalina vai receber projeto de energia limpa


Estudo será feito a fim de buscar soluções para a crise energética da cidade

Maiana Neves
Fotos: Luiz Carlos Cenci  
        
A crise energética é um dos problemas que prejudica o desenvolvimento econômico de Cristalina. Na tentativa de sanar esta questão, a Prefeitura Municipal está apostando no projeto de fornecimento de energia limpa para a cidade. Segundo o secretário de Projetos e Convênios, Wanderlei Meireles, a Prefeitura firmou parceria com a empresa Agnys Energia para que seja feito um estudo a fim de viabilizar um projeto de monitoramento de pivôs por energia solar e de migração de todas as lâmpadas comuns dos prédios municipais para o sistema LED (Light Emitting Diode), que consome menos energia.
Pivô do produtor rural Geraldo Onzi,
onde será feito o monitoramento
pela empresa Agnys Energia
“Esse estudo inicial não irá trazer nenhum custo para a Prefeitura. Depois dessa etapa, iremos criar uma PPP (Parceria Pública Privada), a partir da aprovação de uma lei, para que possamos fazer licitação e contratar uma empresa para desenvolver o projeto elaborado a partir do estudo feito pela Agnys Energia”, explica o secretário.
A empresa que for licitada pela Prefeitura irá fazer a migração das lâmpadas comuns para as lâmpadas LED. “A previsão é que, já no primeiro mês de uso desta medida, haverá uma economia de 10% do consumo de energia elétrica”, completa Wanderlei Meireles.
Além disso, o projeto prevê a instalação de equipamentos para alimentar os pivôs com energia solar que serão monitorados para estudo de viabilidade. Os equipamentos serão instalados em um pivô da propriedade do produtor rural Geraldo Onzi. Para o produtor, é de grande importância o desenvolvimento deste projeto. “Esse projeto vai dar certo e será bom para toda a comunidade, porque vai sobrar energia para o município. Estive na Europa e verifiquei que os europeus trabalham com a energia solar e eólica. Se lá deu certo, aqui também vai dar”, afirma Geraldo Onzi.
         A expectativa é que a migração das lâmpadas traga uma economia de 80 mil reais por mês aos cofres da Prefeitura, recurso que poderá ser investido em infraestrutura para a cidade.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto “Amigas da Paz” combate a violência contra a mulher


Cem mulheres cristalinenses receberão atendimento psicossocial

Texto: Maiana Neves
Foto: Luiz Carlos Cenci  
        
A partir de agora, as mulheres vítimas de violência doméstica terão atendimento psicossocial por meio do projeto “Amigas da Paz”. Segundo a coordenadora do trabalho, Luciana Cândida, foi criada uma lei para colocar o projeto em prática. “O projeto Amigas da Paz, que surgiu a partir do projeto federal Mulheres da Paz, prevê o tratamento de mulheres que sofrem violência doméstica e que precisam resgatar a autoestima”, explica Luciana Cândida.
Sandra Cavalcante, do Creas, e Luciana Cândida, coordenadora
do projeto “Amigas da Paz”
O projeto, que tem parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), prevê a seleção de 100 mulheres que terão atendimento psicológico. As mulheres serão atendidas ainda por ginecologistas, dentistas e assistentes sociais, além de participarem de capacitações e palestras.
De acordo com a coordenadora do “Amigas da Paz”, o tratamento não tem término. Isso porque quando as mulheres conseguem vencer os traumas, elas passam a ser mediadoras de conflitos para ajudar outras pessoas que sofrem violência.
O Creas tem papel fundamental no projeto. “O nosso trabalho é acompanhar e tratar a família ou o indivíduo cujos direitos foram violados. As mulheres que são encaminhadas vão passar por uma avaliação psicossocial, com o trabalho de uma assistente social e uma psicóloga. Depois terá tratamento até essa autoestima ser resgatada”, afirma Sandra Cavalcante, diretora do Creas.
         Para participar do projeto, as mulheres devem fazer inscrição na sede localizada na rua Ipiranga, na esquina da rua Tupi, próximo a loja Rochinha Material de Construção. Além das mulheres, os companheiros e filhos também podem procurar 


atendimento. O telefone de contato é: (61) 3612-4200.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A volta do Severino do Norte

Programa de rádio comandado pelo ex-prefeito Castro Neto está de volta no mesmo horário e emissora

Texto e Foto: Luiz Carlos Cenci

Castro Neto na bancada da rádio
Diocesana Serra dos Cristai
s
O Programa do Severino do Norte, apresentado pelo ex-prefeito de Cristalina, Manuel Castro Neto, está novamente no ar pela rádio Diocesana Serra dos Cristais AM, depois de dez anos sem suas charadas e os recados no ar. Em 1979, Castro Neto, como é conhecido o ex-prefeito, fez sua primeira aparição na rádio com esse mesmo programa, que ficou no ar até 2001, quando se elegeu prefeito do Município de Cristalina e teve que interromper o programa para tratar de assuntos ligados à prefeitura e à cidade.
Foram 22 anos no ar com um programa em que a sociedade participava, mandava seus recados, tentava desvendar charadas, entre outros assuntos de utilidade pública. “O programa é feito com a participação direta do ouvinte e possui uma linguagem simples”, afirmou Castro Neto. O ex-prefeito resume o Programa do Severino do Norte como: “típico de interior, de uma rádio antiga que não faz questão nenhuma de modificar aquele estilo”.
A antiga rádio Serra dos Cristais agora pertence à Diocese de Luziânia, que foi modernizada e está com alcance maior. O Programa do Severino do Norte agora poderá conquistar novos ouvintes, ajudar mais pessoas com o quadro “Pedir a Quem Tem Para Dar a Quem Não Tem”, mandar recados no ar para mais longe e ter suas charadas desvendadas por mais pessoas.
Castro Neto nasceu no interior do Ceará, em uma cidade chamada Pentecoste, a 86 km da capital Fortaleza. Em 1970, conheceu Cristalina mas, por motivo de alistamento militar, foi mandado para Belo Horizonte (MG) onde ficou até 1974. Com a abertura do Quartel na cidade, Castro Neto voltou como militar e reside na cidade até hoje, local em que se casou e constituiu família. “As pessoas não escolhem o lugar onde nascem, mas constroem o lugar onde vivem. Eu escolhi Cristalina para viver”, finaliza Castro Neto.
O Programa do Severino do Norte vai ao ar todos os sábados de 10h às 12h na rádio Diocesana Serra dos Cristais AM, 1470.