quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Produtores querem Cristalina como referência na produção de frutas


Área experimental já esta pronta e servirá para estudos e treinamento de mão de obra

Foto e texto: Luiz Carlos Cenci
Legenda foto 1:


A empresa Brava Comercio e Representação de Produtos Agrícolas LTDA, junto com alguns parceiros está realizando, em Cristalina, um projeto para a produção de frutas. Uma área de nove hectares foi cultivada com várias espécies como laranja, limão, poncã, abacate, caqui, atemóia, entre outras. O objetivo do projeto é dotar a região com uma unidade de fruticultura para que, futuramente, Cristalina possa ser referência não apenas na produção de grãos, mas também no cultivo de frutas.

A área servirá como campo de introdução de cultivares para que o material inserido possa ser estudado. Segundo o pesquisador do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico de Campinas, Afonso Peche Filho, a partir desses estudos será possível saber quais plantas são mais viáveis e se adaptam melhor à região. “Essa área será utilizada para aprendizagem e estudos do comportamento das espécies”, completou Peche.
Uma das variedades de frutas plantadas na
                   área experimental é a atemóia

O especialista em fruticultura, Theodorus Antonius Johannes Daamen, disse que a fruticultura de Cristalina é parecida com a praticada no norte do Paraná e sul de São Paulo e Minas. O clima da região permite uma variedade muito grande de plantas. “Temos uma média anual de 20° Celsius, o que permite que possamos ter várias culturas crescendo numa taxa muito equilibrada e que possam formar flor nos meses frios e secos e nos meses quentes e chuvosos”, afirmou Daamen.

Na região, a cultura pode ser bem diversificada, com produção em todos os meses do ano. O clima permite produzir citros, plantas de clima temperado adaptado como ameixa, pêssego, maçã, pêra, uva rústica, abacate, manga, moranguinho, amora, entre outras. “Podemos produzir durante todo o ano alguma coisa e a fruticultura, junto com os grãos, pode ser uma atividade importante”, completou Daamen.

O pesquisador ressaltou que é importante dividir a fruticultura em três etapas; a primeira envolve o treinamento e capacitação de mão de obra de qualidade e a preparação correta do solo. A segunda etapa diz respeito à cadeia produtiva, e a terceira etapa é sobre a comercialização dos produtos. “O produtor tem que se envolver nessas etapas”, afirmou Daamen.

A área também é usada para capacitação e treinamento de mão de obra especializada. Existe uma parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Urutai, que possui estudantes interessados em fazer estágios na área de fruticultura para que não falte pessoal especializado, pois a intenção é expandir o projeto para outras propriedades do município.

O projeto foi desenvolvido a fim de ser mais uma alternativa econômica para a região que é grande produtora de grãos. “Para nós, não só de Cristalina, mas também para outras regiões, é mais uma opção e que, bem feita, é rentável como as outras atividades que já existem” afirmou o produtor rural Edilso Luiz Daniele.
O limão também faz parte da área experimental

Segundo o sócio diretor da Brava e um dos idealizadores do projeto Edson Carlos da Silva, a ideia é que Cristalina fique conhecida por produzir frutas de qualidade para atender tanto ao mercado externo quanto ao mercado interno. O projeto também é desenvolvido dentro de uma filosofia de gestão ambiental que não agrida o meio ambiente. “A ideia agora é levar o projeto para os produtores de Cristalina. O mercado existe e nós estamos procurando produzir frutas de qualidade para atender a demanda”, afirmou Edison.


O produtor que se interessar pelo projeto poderá contar com o apoio da Brava e de toda a estrutura que já foi criada. Estrutura essa que engloba pesquisas desenvolvidas para a região e mão de obra qualificada para dar condições para que o interessado possa produzir e colocar sua produção de frutas no mercado.
Fazer box de serviço com informações abaixo:

Brava Comercio e Representação de Produtos Agrícolas LTDA
Telefone: (61) 3612-3477 – Cristalina (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário